Ceará

Servidores de agências reguladoras em greve promovem manifestação nesta sexta

Porto do Mucuripe é o local escolhido para o protesto dos Servidores de agências reguladoras em greve

Agências reguladoras paralisadas no Ceará realizam manifestação nesta sexta-feira (27), às 14h, no Porto do Mucuripe. Navios já estão sem poder atracar. De acordo com os manifestantes, os navios já estão sem poder atracar no Mucuripe, tendo em vista que são os servidores da Anvisa os responsáveis pela liberação.

Quem participa?
Os servidores federais no Ceará da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Petróleo (ANP), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão paralisados e participam da mobilização.

Missão
As agências reguladoras, criadas para fiscalizar a prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada, controlam a qualidade na prestação do serviço e estabelecem regras para o setor. No entanto, segundo os manifestantes, o governo não tem dado a devida importância aos servidores das mesmas.

Reivindicações
A greve dos servidores, que tem amplitude nacional, reivindica dentre outras coisas, carreira de regulador federal, paridade com os servidores da Receita e Polícia Federal e o fim das gratificações por desempenho, com a incorporação dos valores aos vencimentos. Representantes da categoria afirmam que o governo ficou de atender representantes dos servidores hoje, no entanto, até o momento não marcou data para reunião.

As agências
As dez agências reguladoras do país são a Agência Nacional de Águas (Ana), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

DNPM
O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), embora não seja agência de direito atua como tal. Os servidores deste órgão também estão em greve, sendo uma de suas reivindicações serem tratados igualmente aos servidores das agências.

Com informações da Assessoria


Curtir: