Ceará

Servidores lançam campanha estadual de combate ao assédio moral

Entidade promove II Jornada Estadual do Trabalho Decente a partir da noite desta quarta-feira

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE) promove, a partir desta quarta-feira (21/11), até a próxima sexta-feira (23/11), a II Jornada Estadual do Trabalho Decente. Na edição deste ano, o evento vai acontecer no Hotel Praiano, no bairro do Meireles, em Fortaleza.

Qualidade
Com o tema “Saúde no trabalho é Qualidade de Vida – Assédio moral no serviço público também faz mal à saúde”, este ano, a II Jornada Estadual do Trabalho Decente discute a necessidade de promover o combate a todo e qualquer tipo de violência que atente contra a dignidade dos trabalhadores em seus locais de trabalho, especialmente no que diz respeito às práticas de assédio moral.

Pra começar
No primeiro dia do evento, na quarta-feira, os participantes poderão fazer a inscrição, além de terem a oportunidade de assistir a Conferência Magna: Saúde Mental do Trabalhador e os impactos no Mundo do Trabalho, ministrada pelo médico psiquiatra, Dr. Alfredo Vieira, às 19h30.

Na quinta
Na quinta-feira (22/11), o ciclo de discussões deve continuar com a palestra “Saúde no Trabalho é Qualidade de Vida”, realizada pela doutora em psicologia experimental pela Universidade de São Paulo, Regina Heloísa Maciel, e com a mesa redonda “Assédio Moral também Faz Mal a Saúde”, proferida pela advogada e assessora técnica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Vanzett Alencar.

Revista
Neste dia, também deve ser lançada a primeira edição da revista Federação, com o tema “Assédio Moral no Serviço Público”, além da Campanha Estadual de Enfrentamento do Assédio Moral, também promovida pela FETAMCE. Com o tema “Assédio Moral – Eu Digo Não!”, a ideia da campanha é difundir entre os servidores de variadas categorias de todo o estado a necessidade de se combater e denunciar qualquer violência cometida contra os trabalhadores em exercício de suas funções.

Sexta
O último dia da II Jornada Estadual do Trabalho Decente, na sexta-feira (23), deve ser marcado pelo encerramento do evento deste ano. Às 8h da manhã, começa a última mesa redonda da programação: Relatos de Experiências na Luta por Políticas de Saúde do Trabalhador e de Combate ao Assédio Moral, que deve contar, dentre outros nomes, com a presença do coordenador da Assessoria Institucional do Governo do Estado, Marcelo Pinheiro, e de Maria De Lourdes Paes Felix, da Coordenação Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado do Ceará.

Público
Voltado para servidores públicos de todo o Ceará, o evento é gratuito deve contar com a presença da presidente da FETAMCE, Enedina Soares, da presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), Graça Costa, além da presidente da Central única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), Joana Almeida, e do presidente da Central Única dos Trabalhadores nacional (CUT), Vagner Freitas.

Serviço: Jornada Estadual do Trabalho Decente
Data: 21 a 23 de novembro
Local: Avenida Beira Mar, 2800, Meireles, Fortaleza

Com informações da Assessoria de Comunicação da FETAMCE


Curtir: