Ceará

Tá eleito: Alessander Sales será o novo procurador-chefe da Procuradoria da República no Ceará

Tá eleito: Alessander Sales será o novo procurador-chefe da Procuradoria da República no Ceará
Tá eleito: Alessander Sales será o novo procurador-chefe da Procuradoria da República no Ceará

Alessander Sales será o novo procurador-chefe da Procuradoria da República no Ceará (PR/CE), ao lado de Nilce Cunha Rodrigues, escolhida como procuradora-chefe substituta. Ambos foram eleitos para os respectivos cargos após votação entre os membros do Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), nesta quinta-feira, 19 de setembro.

A partir de outubro
O resultado da eleição será encaminhado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem cabe referendar os escolhidos e nomeá-los para suas novas funções. A partir daí, os procuradores assumirão a administração da unidade durante o biênio 2013-2015. A gestão terá início no próximo dia 1º de outubro, quando o atual procurador-chefe Francisco Machado deixará o cargo.

Autoridade
A chefia tem caráter administrativo e de representação institucional, não implicando em autoridade hierárquica sobre os demais procuradores que atuam na unidade.

Eleição
A votação que elegeu o novo procurador-chefe começou às 10h, terminando às 17h. A comissão eleitoral, formada pelos procuradores Francisco de Araújo Macedo Filho, Marcelo Mesquita Monte e Rômulo Moreira Conrado, realizou apuração dos votos no final da tarde. Dos 22 membros lotados na PR/CE, 15 votaram (sete abstenções) na chapa, única inscrita no pleito.

Perfil
O procurador da República Alessander Wilckson Cabral Sales, 43, ingressou no Ministério Público Federal em 1995. Foi inicialmente lotado na Procuradoria da República no Piauí (PR/PI), onde permaneceu até 1997, quando passou a atuar como procurador da República no Ceará. Já exerceu as funções de procurador regional dos Direitos do Cidadão e de procurador regional eleitoral nos dois estados. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC. Iniciou a carreira profissional como promotor de Justiça no Rio Grande do Norte, em 1994. Foi professor da UFC e, atualmente, é professor da Unifor, nos cursos de graduação e pós-graduação. Compõe os quadros de professores das Escolas Superiores do Ministério Público da União, do Ministério Público e da Magistratura do Estado do Ceará.

Com informações do MPF


Curtir: