Eleições 2014

Tasso lidera disputa ao Senado com 54%; Mauro Filho tem 20%, diz Datafolha

Tasso lidera disputa ao Senado com 54%; Mauro Filho tem 20%, diz Datafolha
Tasso lidera disputa ao Senado com 54%; Mauro Filho tem 20%, diz Datafolha

A pesquisa O POVO/Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (03), mostra que o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) tem 54% das intenções de voto na disputa pelo Senado, contra 20% de Mauro Filho (Pros), seu principal adversário.

Em seguida, as candidatas Geovana Cartaxo (PSB) e Raquel Dias (PSTU)  aparecem empatadas com 2%, cada. O percentual de eleitores que pretendem votar em branco/nulo manteve-se em 9%, em comparação com o levantamento anterior, e o de indecisos passou de 10% para 13%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Estimulada
Veja os números da pesquisa estimulada, quando ao eleitor é apresentado à relação dos candidatos, o resultado é o seguinte:

  • Tasso Jereissati (PSDB) – 54%
  • Mauro Filho (Pros) – 20%
  • Raquel Dias (PSTU) – 2%
  • Geovana Cartaxo (PSB) – 2%
  • Brancos e nulos – 9%
  • Não sabe – 13%

Leia ainda:
Camilo cresce 12 pontos e chega aos 31%, mas Eunício lidera com 41%, diz Datafolha
Ibope: Tasso lidera disputa ao Senado com 58%; Mauro Filho tem 14%

Ibope: Eunício lidera disputa ao Governo com 44; Camilo vem em segundo com 14%

Comparando
Comparando com a última rodada, realizada entre 11 e 13 de agosto, Tasso oscilou positivamente um ponto percentual, e Mauro Filho, dois. Raquel Dias oscilou negativamente três percentual e Geovana, um.  Todas as variações estão dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Este ano, apenas uma vaga ao Senado está em disputa.

Sem casamento
A pesquisa O POVO/Datafolha revela um descasamento entre as eleições para o Governo e Senado. O cruzamento de dados mostra que 39% dos eleitores de Camilo Santana (PT) votariam em Tasso Jereissati (PSDB) ao Senado. Já o candidato de Camilo, Mauro Filho (Pros), recebe 42% dos votos de seus eleitores. Já entre os eleitores de Eunício Oliveira (PMDB), 76% pretendem votar em Tasso, enquanto 13% dizem votar em Mauro Filho. Entre os eleitores do PT, o tucano registra 48% das intenções. Mauro, 28%.

Ficha Técnica
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 2 de setembro, duas semanas após o início do Horário Eleitoral Gratuito e logo em seguida ao debate realizado pelo Grupo de Comunicação O POVO entre os candidatos ao Senado. O Datafolha ouviu 1.042 eleitores em 41 municípios cearenses. A pesquisa está registrada no TSE sob os números CE 00021/2014 e BR 00517/2014.

Com informações do jornal O Povo<


Curtir: