Em Brasília

Tasso solicita convocação de Ministro para debater violação de direitos humanos

Tasso solicita convocação de Ministro para debater violação de direitos humanos
Tasso solicita convocação de Ministro para debater violação de direitos humanos. Foto: Gerdan Wesley

Durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado, nesta quinta-feira (07), o Senador Tasso Jereissati (PSDB) apresentou requerimento de convocação do Ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, para que explique a política externa do governo Dilma em relação à violação de direitos humanos.

Venezuela
A audiência pública, que foi destinada a debater a crise política na Venezuela, ouviu o depoimento das senhoras Lilian Lopez, Mitzy Ledezma e Rosa Orozco, que relataram diversos crimes no país, como a prisão de oposicionistas ao governo nacional.

Omissão
Tasso lembrou que esta não foi a primeira omissão do governo brasileiro com relação a violação de direitos humanos. Em março passado, a representação brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU) se absteve em votação do Conselho de Direitos Humanos sobre fatos ocorridos na Síria e no Irã, e agora se omite, novamente, perante a situação da Venezuela, o que considera inaceitável.

“Nós estamos falando de uma política externa que não atende aos mais importantes valores fundamentais da nação brasileira e da Constituição Brasileira. Nós temos que convocar, o mais rápido possível, a presença do Ministro de Relações Exteriores para explicar que política é essa que o Brasil está fazendo em relação ao exterior”, disse.

Vídeo
Veja o vídeo com o questionamento do senador durante reunião nesta quinta-feira (07).


Comentários: