Ceará

TCE adere ao Outubro Rosa

TCE adere ao Outubro Rosa
TCE adere ao Outubro Rosa

O  Tribunal de Contas do Estado do Ceará aderiu ao movimento Outubro Rosa. A ação, conhecida internacionalmente, é simbolizada por um laço rosa que estampa roupas, monumentos, prédios públicos e privados, logomarcas em sites, entre outras ações.

Alerta
Trata-se de uma campanha contra o câncer de mama, estimulando a prática da prevenção, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Durante o mês de outubro, as logomarcas do TCE (portal, intranet e redes sociais) receberão o laço rosa, um alerta para a importância da realização dos exames de prevenção.

História
O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, quando aconteciam diversas manifestações referentes ao câncer de mama e à importância do exame de mamografia. Foi em outubro que o Congresso Americano decidiu tornar este o mês nacional de prevenção da doença.

Doença
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, este ano devem ser registrados cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. A cada ano, cerca de 12 mil brasileiras morrem por causa da doença.

Na cidade
Em Fortaleza, pontos estratégicos receberam iluminação cor de rosa, como o prédio do Instituto Doutor José Frota (IJF), Casa Amarela, Ponte Metálica, Praça Portugal, Parque das Crianças, Mercado Central, Hospital da Mulher, Paço Municipal, Catedral, Fórum Clóvis Beviláqua, estátua de Iracema, Beira Mar, Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, dentre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está reforçando o atendimento nos postos e hospitais, com a realização de consultas, exames de mamografia e diversos serviços de prevenção ao câncer de mama na Secretarias Regionais da Cidade.

Com informações do TCE


Curtir: