Ceará

TCE promove encontro nacional com palestra de Camilo Santana na abertura

TCE promove encontro nacional com palestra de Camilo Santana na abertura
TCE promove encontro nacional com palestra de Camilo Santana na abertura

O Tribunal de Contas do Estado sedia nesta quinta (7) e sexta-feira (8) o evento Encontros Nacionais do IRB – Região Nordeste, com o tema “Federalismo: Crise e Desafios dos Estados”, uma promoção conjunta do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Corte de Contas do Ceará, sob a coordenação do presidente Edilberto Pontes.

A solenidade de abertura está marcada para as 17 horas da quinta-feira (7) e, logo em seguida, haverá uma conferência sobre “O Estado na Federação: Dificuldades e Desafios”, a ser proferida pelo governador do Ceará, Camilo Santana.

Na sexta
Na sexta-feira (8), às 8h, o Prof. Dr. Martônio Mont’Alverne, da Universidade de Fortaleza (Unifor), fara uma palestra sobre “Estados, Federalismo e Direito Econômico Constitucional”. Já o Prof. Dr. Francisco Pedro Jucá, do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) ministrará palestra com o tema “Estados e Democracia”. “Federalismo – Esperanças e Frustrações – em busca de um novo caminho para a solução de conflitos federativos” será abordado pelo Prof. Dr. Fernando Rezende, da Faculdade Getúlio Vargas.

Livro
Após a palestra, haverá o lançamento do livro “Conflitos Federativos: Esperanças e Frustrações – Em busca de novos caminhos para a solução”, do autor Fernando Rezende. Este será o primeiro livro da Coleção Fórum IRB, uma parceria da Editora Fórum e do Instituto Rui Barbosa. A Coleção Fórum IRB tem como coordenador o presidente da Corte cearense, Edilberto Pontes.

À tarde
A programação continua às 14 horas, com o Prof. Dr. Jair do Amaral (CAEN/UFC), que falará sobre “Evolução recente das contas estaduais”. Para encerrar o Encontro, o economista Raul Velloso, consultor econômico e colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, palestrará sobre “Desbalanceamento Federativo no Brasil”.

Encontros
Os Encontros Nacionais do Instituto Rui Barbosa são direcionados aos membros e servidores dos Tribunais de Contas, jurisdicionados e interessados no tema, e visam ao aperfeiçoamento da administração pública, mediante a capacitação e aprofundamento em áreas especializadas inerentes ao controle externo.

Eles acontecem nas cinco regiões do País. O primeiro foi realizado dias 16 e 17 de junho, no Rio de Janeiro, e abordou “Inteligência e Controle” e “Pesquisa e Gestão de Preços Referenciais”. Na Região Norte, será abordado o tema Saúde; na Região Sul, “Ouvidoria e Corregedoria”; e no Centro-Oeste o tema ainda será definido.

Inscrições
As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita no hotsite do evento. Para acessar a programação do evento, clique aqui.


Curtir: