Ceará

TCE vai aderir à agenda ambiental na administração pública

Valdomiro Távora é o presidente do TCE. Foto: Divulgação

Será aberta, nesta quinta-feira (28), a II Jornada do Meio Ambiente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A programação terá início às 15 horas, com a adesão oficial do TCE-CE à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a ser promovida este mês pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

A abertura do evento será feita pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Valdomiro Távora, no Pleno do Tribunal (rua Sena Madureira, 1047 – Centro). De acordo com a Coordenadoria do Sistema Integrado de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho (Cosismat), a adesão à A3P tornará o Tribunal um órgão verde e ecologicamente ativo.

Santa Casa
Também nesta quinta (28), o TCE-CE assumirá o compromisso com a Santa Casa de Misericórdia para doação de papel à instituição. Às 15h15, será proferida palestra com o secretário-executivo do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), José Iraguassu Teixeira Filho, sobre o tema Agenda Ambiental na Administração Pública.

Saiba Mais
De acordo com o Conpam, a Agenda Ambiental na Administração Pública é uma resposta a uma das recomendações contidas na Agenda 21, resultado ainda da Eco Rio/92. Em 1999, o Ministério do Meio Ambiente criou sua primeira Comissão Permanente.

A partir daí, o Programa passou a ser incluído nas ações de competência da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, a fim de estabelecer ações que buscam a ecoeficiência governamental. O Ministério do Meio Ambiente tem sido um forte incentivador de sua implantação em todos os níveis governamentais.

I Caminhada pela Saúde
A programação da II Jornada do Meio Ambiente do TCE-CE continua no sábado (30) com a I Caminhada pela Saúde. O trajeto terá início no Espigão da Avenida Beira-Mar (Avenida Rui Barbosa), às 7 horas. Antes e no final da caminhada, que prossegue até a Praça dos Estressados, haverá aferição de pressão, bem como serão realizados exercícios de alongamento com educadores físicos.

O trajeto completo será de 3 km, com o retorno dos participantes ao Espigão. Uma ambulância do SAMU dará suporte, caso seja necessário. Devem participar os gestores, servidores, colaboradores da instituição e familiares.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TCE-CE


Curtir: