Ceará

TCEduc finaliza capacitações de 2019 e alcança 100% dos municípios

TCEduc finaliza ações educacionais de 2019 em Aquiraz e alcança 100% dos municípios cearenses

Quase mil pessoas (974) participaram do último encontro das capacitações itinerantes – TCEduc, do ano 2019, na quinta-feira (12).

O programa de capacitação continuada do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, coordenado pela Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), levou ações educacionais a 100% do território cearense, contemplando os 184 municípios, com a participação presencial de 19.979 participantes.

Sediada em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, esta foi a 11ª etapa deste ano, e contou com a presença do presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, que reforçou o trabalho intenso do Tribunal para realizar as qualificações no interior.

“O TCE Ceará peleja dia a dia para manter essa interação com todos os municípios cearenses. Uma das nossas principais funções é garantir que a administração pública seja a melhor possível e manter gestores capacitados é o primeiro passo para alcançar esse objetivo”, avaliou.

Ao longo do dia, o público assistiu aulas desenvolvidas pela equipe de servidores da Escola de Contas, do Tribunal e do Ministério Público do Estado, parceiro do TCE Ceará nas atividades de formação. Os representantes das instituições repassaram conhecimentos sobre legislação e boas práticas.

Simultâneas
Além de Aquiraz (cidade-sede), Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante participaram das atividades de formação desta quinta-feira (12). As seis capacitações simultâneas lotaram os auditórios por onde as qualificações foram realizadas, ofertadas a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, membros de ouvidorias, estudantes e a sociedade.

Gestores
Os gestores e servidores puderam conferir cursos sobre “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles”, “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance” e “Aspectos Relevantes da Gestão Orçamentária no Poder Legislativo”. Para o público em geral foi apresentado o tema “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”.

Estudantes
Estudantes dos 12 municípios participantes conheceram o Agente de Controle, programa que promove palestras que despertem o interesse e acompanhamento dos gastos públicos e a relevância do controle social. As ações foram realizadas em Maranguape (9/12), Maracanaú (11/12) e Eusébio (12/12). Além disso, os participantes conheceram mais sobre o Aplicativo Controle Cidadão, ferramenta desenvolvida pelo TCE para comunicação das condições oferecidas na área da Educação.

Educação continuada
O TCEduc tem como finalidade promover ações educacionais voltadas para o aperfeiçoamento profissional, operacional e tecnológico dos servidores públicos municipais e estaduais, dos poderes executivo e legislativo, visando fomentar o desenvolvimento da gestão pública, o exercício da cidadania e o aprimoramento do controle social.


Comentários: