Ceará

TCEduc leva atividades para Limoeiro do Norte e Quixeramobim

TCEduc leva atividades para Limoeiro do Norte e Quixeramobim

A 9ª edição do TCEduc chegará, nos dias 5 e 7 de novembro, às cidades de Limoeiro do Norte e Quixeramobim, respectivamente, sob a coordenação da Escola de Contas e Gestão do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC).

17 municípios da região serão contemplados com seis capacitações simultâneas, destinadas a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, abrangendo, ainda, atividades voltadas à sociedade e ao público estudantil.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio do site do IPC. As ações itinerantes têm como um dos objetivos disseminar e desmistificar o trabalho do controle externo e fiscalização da gestão pública realizada pelo TCE Ceará, além de atuar por meio de redes de parcerias a fim de proporcionar o intercâmbio e o compartilhamento de conhecimento.

Os administradores públicos serão capacitados com os cursos “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles” e “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance”. Já para os que atuam no Poder Legislativo Municipal será ofertado o curso “Aspectos Relevantes da Gestão Orçamentária no Poder Legislativo”.

Para a sociedade em geral, será ministrada a palestra “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”, momento em que os técnicos do TCE sensibilizam os espectadores quanto a importância das Ouvidorias e seu papel como ferramenta de acesso rápido aos gestores públicos.

Secretários de Educação, Diretores e Professores de Instituições de Ensino Público do 4º ano do ensino fundamental serão contemplados pelo projeto Educação e Cidadania – Contra a Corrupção. A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (CAODPP), do Ministério Público do Estado do Ceará, parceiro do TCE nas ações do TCEduc.

Estudantes
Para os estudantes, são oferecidas palestras com o objetivo de despertar o interesse e acompanhamento dos gastos públicos e a relevância do controle social. Complementando as atividades, os participantes conhecerão mais sobre o Aplicativo Controle Cidadão, ferramenta desenvolvida pelo TCE para comunicação das condições oferecidas na área da Educação.

Selo
Durante os encontros, está sendo disseminado o Selo TCE Ceará Sustentável, lançado por meio do Edital nº 01/2019, que integra a Política de Sustentabilidade desta Corte de Contas.

Ações itinerantes
Até o momento, 136 municípios foram contemplados com as ações de educação do TCE Ceará, do Instituto Plácido Castelo e do Ministério Público do Estado, parceiro do projeto. Mais de 15 mil participantes foram capacitados, somente em 2019. No final de novembro, dias 26 e 28, o TCEduc estará em Canindé e Paracuru. O encerramento das atividades está marcado para o dia 12 de dezembro, em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza.


Comentários: