Ceará

TCM apresenta ações que vai desenvolver em 2013 nos municípios cearenses

Francisco Aguiar é o presidente do TCM
Francisco Aguiar é o presidente do TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) reúne a imprensa nesta terça-feira (14) para anunciar as próximas ações que pretende desenvolver nos municípios cearenses. O evento está marcado para às 9h30 na sala de reuniões da Presidência do TCM, no Centro Administrativo do Cambeba.

Confira abaixo o resumo do que o Tribunal pretende promover:

1 – Plano Anual de Fiscalização 2013
Cobrirá todos os municípios, tendo como base referencial uma matriz de risco (critérios) contemplando nada menos de sete critérios. A fiscalização de 2013 trará inovações em comparação com os exercícios anteriores, pois não se restringirá aos aspectos contábeis e de legalidade dos atos praticados pelos gestores.

Será analítica em muitos pontos, e, em uma de suas vertentes temáticas, atuará fortemente no âmbito das obras com foco centrado naquelas paralisadas ou inacabadas, tradicionais sumidouros de recursos públicos.

2 – Status das Fiscalizações já feitas este ano.
Foram 28 Inspeções Especiais, ainda no contexto das situações de desmonte denunciadas pelos novos prefeitos, por cidadãos e outros agentes públicos. Támbem foram feitas 06 Auditorias Operacionais.

3 – Lei da Transparência
Como está o acompanhamento em relação aos municípios? A partir do dia 27/05 todos os municípios com menos de 50 mil habitantes terão de se adequar às regras dessa legislação. São 151 no Ceará. O TCM já fornecera anteriormente e, gratuitamente, um modelo de portal.

4 – Lei de Acesso à Informação
O TCM mostrará (em exposição eletrônica) um sistema informatizado de atendimento ao cidadão, para que os municípios possam se adequar à Lei de Acesso à Informação.

Serviço: Apresentação de ações do TCM
Data: 14/05 (terça-feira)
Hora: 9h30.
Local: Sala de Reuniões da Presidência do TCM no Centro Administrativo do Cambeba


Curtir:


One thought on “TCM apresenta ações que vai desenvolver em 2013 nos municípios cearenses

  1. Essa teoria é muito bonita no papel, só que esquecem de priorizar quem faz isso tudo funcionar: SERVIDOR.

    Não adianta mostrar planos, açoes, estratégias, toda essa politicagem se dentro de “casa”, não existem servidores preparados, qualificados, capacitados, motivados, valorizados… são tantos “ados”

    Ai fica aquela história, o TCM finge que paga e o servido finge que trabalha!

    A sociedade quer isso????

    Abs,

Comments are closed.