Ceará

TCM encerra encontro regionais e já planeja capacitação para 2014

Francisco Aguiar é presidente do TCM
Francisco Aguiar é presidente do TCMuar

A série de 15 encontros regionais que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) programou para 2013 será encerrada nesta semana em Fortaleza, tendo como público gestores das prefeituras e câmaras municipais da Capital, Aquiraz, Eusébio e Caucaia.

Serão três dias (09 a 11/12) de reuniões temáticas, incluindo, ainda, a presença de cidadãos que tiverem interesse em saber como participar, influenciar e fiscalizar os administradores municipais.

“Nesse trabalho, fazemos uma verdadeira ação de catequese”, explica o presidente do TCM, Conselheiro Francisco Aguiar, “ estamos insistindo na implantação e consolidação de uma cultura de utilização do conhecimento como ferramenta de prevenção a problemas nas contas municipais, controle social e transparência. Esses são ícones de interesse da sociedade, e, como tais, vamos continuar insistindo neles”. Em 2014, anunciou o dirigente, o Tribunal continuará investindo forte na capacitação, tendo como referencial outro modelo de definição do conteúdo.

Escolha de Conteúdo
A Escola de Contas de Gestão (Ecoge) do TCM, com base na experiência dos encontros regionais de 2013, identificou temas considerados de interesse, e, portanto, relevantes, para a administração pública municipal. Todos eles estão ligados a Conhecimentos Gerais, Contabilidade, Direito e Engenharia.

Face a essa percepção, o Tribunal abriu consulta em sua página na internet (www.tcm.ce.gov.br), no banner sob o título “Capacitação de Jurisdicionados 2014”, para que servidores e gestores dos poderes executivo e legislativo indiquem suas principais necessidades de capacitação.

Executivo e Legislativo
Nos itens Temas para o Executivo e Temas para o Legislativo as escolhas poderão ser feitas, fazendo com que os 12 cursos com maior adesão sejam contemplados em 2014. “Essa foi a forma que consideramos ideal”, avalia Francisco Aguiar, “ para desenharmos o modelo de instrução em que haja uma manifestação de necessidade real dos que serão instruídos”. A pesquisa já está aberta e assim continuará até o prazo limite de 19 de janeiro de 2014.

Balanço
Nos 14 encontros regionais antes do encerramento em Fortaleza, o TCM contabilizou os seguintes números:

  • – 180 municípios representados.
  • – 7 instituições parceiras.
  • – 21.500 km percorridos pelas equipes somente no planejamento dos eventos.
  • – 9.559 participantes (a meta de 10 mil deve ser alcançada em Fortaleza).
  • – 20.000 cartilhas distribuídas.
  • – Ações realizadas junto à sociedade civil, agentes públicos, gestores e agentes políticos.
  • – As equipes técnicas do TCM estiveram em 60 instituições de ensino, sendo 49 escolas municipais/estaduais e 11 Universidades/CVTs/Liceus nos 14 eventos anteriores, realizando palestras e disseminando a prática da transparência e o exercício do controle social para 5.000 alunos.

Serviço: Encontro Regional em Fortaleza
Período: 09 a 11/12
Horário: 9 horas
Local: Universidade do Parlamento Cearense (Assembléia Legislativa) – Av. Desembargador Moreira, 2807 – Anexo 2, Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes.


Curtir: