Ceará

TCM firma parceria com a Unifor para ações de controle social

TCM firma parceria com a Unifor para ações de controle social. Foto: Kézya Diniz
TCM firma parceria com a Unifor para ações de controle social. Foto: Kézya Diniz

Para incentivar o controle social e maior transparência na gestão de contas públicas o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) vão atuar juntos no planejamento e desenvolvimento de várias ações. Essa decisão foi oficializada em acordo de parceria que acaba de ser assinado entre as duas partes.

Mais perto
A iniciativa faz parte do projeto “Aproximando o TCM da Comunidade Acadêmica”. O objetivo é estreitar o processo de comunicação e intercâmbio de experiências entre o TCM e as Instituições de Ensino Superior – IES, possibilitando a ampliação da rede de controle social e permitindo que a comunidade acadêmica se torne conhecedora do papel desempenhado pelo Tribunal.

Compreensão
Na ocasião,o presidente do TCM, Francisco Aguiar, destacou a relevância da sociedade compreender o processo de administração dos bens públicos para que possa fiscalizar melhor a aplicação dos recursos. “Nosso empenho é para que as pessoas compreendam o que se passa, vejam o que acontece com o gerenciando dos bens públicos, em nossa esfera, no âmbito municipal. Essa, entendemos, é a chave para o que chamamos de controle social”, explicou.

Prática
Para Maria Clara Bugarim, Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e Diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da UNIFOR, essa é uma oportunidade de aplicar dos alunos fazer uso prático dos conhecimentos teóricos recebidos. “Essa iniciativa do TCM vai fazer a diferença, pois visa, acima de tudo, interligar a questão prática. Precisamos cada vez mais trazer a prática, trazer a vivência para os nossos alunos”.

Serão beneficiados inicialmente estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Audiovisual e Novas Mídias, Administração e Eventos.

E ainda
O TCM irá promover visitas dos estudantes ao órgão, onde os alunos participarão da palestra “Conhecendo o TCM”, assistirão a sessão do Pleno e participarão de mini-curso sobre o tema “Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP”, de modo com orientação para a análise das informações públicas municipais disponíveis no Portal da Transparência dos Municípios e Portal das Licitações, com o intuito de incentivar a sociedade a fiscalizar a gestão pública.

Com informações da Assessoria


Curtir: