Tribunais

TCM inicia auditoria operacional

Sede do TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) vem desenvolvendo um  Projeto de Auditoria Operacional. O objetivo é aferir, em campo, se os resultados dos programas realizados pelos municípios, em diferentes setores, podem ser considerados positivos na relação custo-benefício.

Na fase inicial as equipes do TCM colherão informações para estabelecer diagnóstico sobre o funcionamento do Programa Brasil Alfabetizado (alfabetização de jovens e adultos). Os dados que forem registrados, informa o presidente do TCM, Manoel Veras, servirão de base para ajustes no projeto, “que estabelecerá novo referencial no modelo de fiscalização que executamos”.

Ele explica que, “a partir de agora, verificaremos não somente as questões formais de contratos, legalidade e outras questões afins. Vamos avaliar, igualmente, a qualidade dos resultados das políticas públicas municipais, aspecto importante do ponto de visita do bom uso do dinheiro dos contribuintes”.

Na montagem do modelo que passa a operar, o TCM contou com a assessoria técnica do Tribunal de Contas do Estado de Bahia, que, via convênio, treinou a equipe dos profissionais cearenses que irão aos municípios.

Com informações do TCM


Curtir: