Ceará

TCM prepara lista dos “ficha-suja”

 

TCM prepara lista dos "ficha suja". Foto: Kézya Diniz
TCM prepara lista dos “ficha suja”. Foto: Kézya Diniz

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) continua trabalhando na elaboração da lista contendo os nomes dos políticos que tiveram as contas reprovadas e, por isso, estão com a ‘ficha suja’ e consequentemente, impedidos de disputar às eleições 2014. A informação é do presidente da Corte de Contas, conselheiro Francisco de Aguiar.

Ele disse que ainda não tem um balanço parcial sobre quantos nomes devem integrar a lista, mas garantiu que o documento será entregue ao Tribunal Regional Eleitoral até o dia 5 de julho, conforme prevê a legislação.

Menor
O conselheiro, porém, adiantou que a lista deverá ser menor em comparação a pleitos anteriores. “Eu acredito, devido às facilidades que o TCM oferece, que a lista de gestores inelegíveis neste ano vai ser bem menor do que ano passado”, disse Chico Aguiar.

Em 2012, foram desaprovadas 3.654 contas dos gestores do TCM no Ceará. Na relação, 1.473 gestores apareceram na lista com notas de improbidade e outros 3.162 tiveram contas desaprovadas, mas sem nota de improbidade. Estavam na lista 144 prefeitos.

Nacional
O Tribunal de Contas da União (TCU) também vai entregar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista com oito mil nomes de gestores condenados pela corte, considerados fichas-sujas, segundo informação do presidente do órgão, Augusto Nardes. Pela Lei da Ficha Limpa, serão barradas as candidaturas de gestores que cometeram irregularidades no exercício da administração pública, condenados em segunda instância.


Curtir: