Ceará

TCM realiza mais uma etapa do projeto ação cidadã

Francisco Aguiar é presidente do TCM
Francisco Aguiar é presidente do TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), por meio da Escola de Contas e Gestão (Ecoge), realizou mais uma fase do Projeto Ação Cidadã na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, uma parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Foram realizadas atividades lúdicas abordando os temas do controle social e da responsabilidade ambiental.

Os alunos do ensino fundamental assistiram à peça “Conhecendo o TCM”, apresentada pelo grupo de teatro da Unifor, e participaram da brincadeira da corrida de saco, incentivando a coleta seletiva de lixo reciclável. Receberam, ainda, brindes e troféus.

Cidadania
“Essa é uma etapa importante de nosso trabalho”, afirma o presidente do TCM, Francisco Aguiar, acrescentando que “os cuidados voltados para engajar a sociedade no acompanhamento dos atos produzidos pela administração pública devem começar cedo, gerando uma cultura de interesse pela cidadania”.

Participação
A diretora da Ecoge, Sandra Valéria, destacou que “a participação da sociedade é fundamental. Acreditamos que temos que passar esse sentimento de cidadania desde a infância, pois a criança deve compreender que tem direitos e deveres. O objetivo é propiciar, dentre outras coisas, o desenvolvimento da cidadania nas escolas”.

Material
No evento, também foram distribuídas revistas em quadrinhos para aproximar o público infanto-juvenil de temáticas como recursos públicos e missão do TCM na fiscalização. A intenção foi conscientizá-los, com uma linguagem simples e acessível, da importância da transparência e do exercício do controle social.

Com informações do TCM


Curtir: