Ceará

TCM recebe estudantes de Tianguá

Foto: Thiara Nogueira/TCM
TCM recebe estudantes de Tianguá. Foto: Thiara Nogueira/TCM

Participando do projeto “Aproximando o TCM da Comunidade Acadêmica”, estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, de Tianguá, estiveram no Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) para ouvir palestra técnica, acompanhar minicurso sobre contabilidade pública e conhecer o funcionamento da Corte.

Foi a primeira turma de uma instituição de ensino do interior a se deslocar até Fortaleza a fim de se integrar a essa ação educativa.

Controle Social
Os 44 alunos e os dois professores visitantes foram recebidos pelo presidente do TCM, Conselheiro Francisco Aguiar. Ele explicou que, com esse programa, a corte de contas “busca alinhar os conhecimentos teóricos das instituições de ensino com a experiência prática dentro da temática contábil e jurídica aplicada no setor público”. “Essa é, também, uma oportunidade de chamar a atenção para o papel do cidadão em seu dever para com o exercício do controle social”, acrescentou.

Três momentos
A visita contemplou três momentos. Inicialmente o instrutor do TCM, Nelson Rocha, falou sobre o tema “Conhecendo o TCM”, para explicar o papel do Tribunal. Em seguida os estudantes tiveram a oportunidade de assistir sessão do pleno, acompanhando o julgamento e apreciação dos processos. A visita foi finalizada com minicurso sobre “Normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público”.

Caravana
Em uma das etapas da Caravana da Cidadania, que vem sendo realizada pelo TCM nos municípios, a escola pôde conhecer o projeto e percebeu a importância de trazer seus alunos para o Tribunal. O programa já é desenvolvido nas instituições de ensino da capital desde 2007 e agora está sendo estendido ao interior, disseminando-o em todos os municípios cearenses.

A Coordenadora Técnica da Escola de Contas e Gestão do TCM, Patrícia Azevedo, explica que “a chegada desse projeto aos municípios distantes faz com que o trabalho abranja mais pessoas, possibilitando essa troca de experiência entre instituições locais e a Corte de Contas, possibilitando aos alunos o conhecimento sobre as atividades realizadas no âmbito do controle externo”.

Serviço
As instituições que desejarem participar do projeto devem entrar em contato com a Escola de Contas e Gestão do TCM – ECOGE através dos telefones: 32181220 e 32181417, ou por email: ecoge@tcm.ce.gov.br.

Com informações da Assessoria


Curtir: