Eleições 2012 Nacional

Tiririca pode ser candidato do PR para Prefeitura de São Paulo

Deputado Federal Tiririca. Foto: Agência Câmara

Ele venceu a eleição afirmando que “pior do que tá não fica”, agora pode ser candidato à prefeitura de uma das cidade mais importantes do país. É assim que o deputado federal Francisco Everardo, o nosso Tiririca, ganha mais uma vez os holofotes de toda a imprensa. O anúncio da possível candidatura em São Paulo repercutiu rapidamente nas redes sociais, virou manchete de jornais e anda dando o que falar.

Estratégia
Segundo lideranças do PR, o movimento de candidatura de Tiririca tem dois objetivos principais. O primeiro é evitar indisposições tanto com PSDB quanto com o PT. Atualmente, o PR é aliado do prefeito Gilberto Kassab (PSD), mas teria dificuldade em apoiar o tucano José Serra por estar, em âmbito nacional, mais próximo de Dilma Rousseff do que da oposição.

Ao mesmo tempo, caso apoie o petista Fernando Haddad ficaria “a pão e água”, segundo palavras de uma liderança do partido, caso Serra ganhasse.

Puxador de votos
Outra ideia com o lançamento do nome de Tiririca é puxar votos para os vereadores da capital. A cúpula do PR acredita que, na disputa, Tiririca seria um cabo eleitoral mais forte.

Lideranças do PR, porém, negam que as negociações aconteçam para pressionar o Palácio do Planalto a indicar um novo ministro para os Transportes.

Leia ainda:
Tiririca: “Deputado é uma pessoa que trabalha muito e produz pouco” 
Filho de Tiririca se filia ao PSB para disputar as eleições em 2012  

Reconhecimento?
Questionado, o deputado diz achar que tem capacidade para administrar a maior cidade do país. “Acho que isso [a possibilidade de ser candidato] é um reconhecimento do meu trabalho aqui [na Câmara]. De 513 eu sou um dos poucos que nunca faltou. Isso me surpreendeu, mas quem bota lá [quem elege o prefeito] é o povo”, disse na entrevista à Folha. Segundo Tirirca, sua decisão depende apenas do partido.

Articulação
As conversas sobre o assunto começaram no Carnaval e devem prosseguir ao longo dessa semana. “Pela votação dele [Tiririca], ele tem todo o direito de ser candidato. Além disso foi uma surpresa positiva aqui na Câmara”, afirmou o líder do PR na Casa, deputado Licoln Portela (MG).

Campeão de votos
Tiririca foi o deputado federal mais votado do país, com cerca de 430 mil votos somente na capital.

Pra relembrar: “Pior do que tá não fica”
Durante as eleições de 2010, Tiririca foi eleito o deputado federal mais votado do país com o lema “pior do que tá não fica, vote em Tiririca”. O humorista também apareceu na propaganda eleitoral com atores representando o pai e a mãe dele pedindo votos para o candidato.

Em outra peça publicitária Tiririca justificou a candidatura: “Eu quero ser deputado federal para ajudar os mais necessitados, inclusive a minha família”.

Veja o vídeo da campanha de Tiririca à Câmara Federal

Com informações da Folha.com