Ceará

TRE alerta que recadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores de Caucaia

TRE alerta que recadastramento biométrico é obrigatório para Caucaia. Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral vem realizando o recadastramento biométrico em Caucaia, que tem o segundo maior eleitorado do Ceará. Todos os eleitores do município são obrigados a comparecer ao cartório eleitoral para a coleta dos dados biométricos até 28 de fevereiro de 2018.

Até agora, apenas 29 mil (13,5%) dos 214.979 eleitores de Caucaia fizeram o recadastramento. Por isso, o TRE-CE, a partir desta semana ampliará o número de kits biométricos e conclama os eleitores a agendarem o seu atendimento para o Fórum Eleitoral de Caucaia, que fica na rua Coronel Correia, 1540, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Segundo o TRE, foram contratados terceirizados e estagiários do Programa Primeiro Passo, cedidos através de convênio do tribunal com o Governo do Estado.

Prejuízos
O TRE do Ceará pede aos eleitores que evitem os atropelos de última hora. Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado. E são muitos os prejuízos para os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral. Além de não poder votar nas próximas eleições, ficam impedidos de:

  • Requerer passaporte ou carteira de identidade;
  • Receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo;
  • Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal;
  • Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo;
  • Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos;
  • Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo;
  • Requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.

Agendamento
O agendamento pode ser feito através do telefone 148 ou no site do tribunal, no link http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/agendamento-atendimento-ao-eleitor.

Fortaleza
Em Fortaleza, apesar do recadastramento ainda não ser obrigatório, também tem sido baixa a procura dos eleitores para a coleta dos dados biométricos. Apenas 18% de 1.700.186 eleitores compareceram para fazer a biometria. Na capital, o prazo para o recadastramento obrigatório será maio de 2020, mas o TRE também faz o alerta para que os eleitores não deixem o recadastramento para a última hora.

Meta
A meta do TRE é recadastrar 75% do eleitorado em todo o estado até as eleições de 2018. Hoje, estão cadastrados com biometria 2.352.441 (37%) de 6.337.657 eleitores do Ceará.

Com informações do TRE


Curtir: