Ficha Limpa

TRE barra 70 candidatos a prefeito e vice com base na lei da Ficha Limpa

TRE barra 70 candidatos a prefeito e vice com base na lei da Ficha Limpa

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará indeferiu o registro de 70 candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito por conta da Lei da Ficha Limpa. A maioria (90%) dos casos foi em consequência da desaprovação de contas de gestão pelo TCM.

Saldo
Dos 108 recursos julgados para os cargos majoritários, 38 foram deferidos, sendo 12 por efeito de liminares do Tribunal de Justiça, TSE e STF.

Vereador
Mas a Lei da Ficha Limpa também alcançou os candidatos ao cargo de vereador. Até agora, dos 144 processos analisados pela Corte do TRE, 107 registros foram indeferidos e 37 deferidos.

Ficha Limpa
No total, dos 252 recursos relacionados à Lei da Ficha Limpa no Ceará, envolvendo os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, 177 foram indeferidos, e 75 deferidos.

Balanço
A Corte do TRE do Ceará julgou 1.055 recursos de registros de candidaturas, vindos das zonas eleitorais, em todo o Estado. Deste total, 569 foram deferidos e 486 indeferidos. Apenas 25 recursos faltam ser julgados e estarão em pauta na Sessão desta sexta-feira (14/9), marcada para começar às 9 horas, no TRE.

Urna
A partir de segunda-feira (17/9), começa o trabalho de geração de mídia para a urna eletrônica e todos os candidatos, inclusive os que tiveram os registros indeferidos e recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão incluídos na urna para a eleição do dia 7 de outubro.

Com informações do TRE


Curtir: