Eleições 2014

TRE do Ceará analisa prestação de contas de 360 candidatos

TRE do Ceará analisa prestação de contas de 360 candidatos
TRE do Ceará analisa prestação de contas de 360 candidatos

A Comissão de Exame de Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral já analisou e emitiu pareceres técnicos conclusivos nas prestações de contas de 360 candidatos entre o período de 5 de novembro a 3 de dezembro de 2014. 

Desse quantitativo, 46 são de deputados estaduais eleitos; 21 de deputados federais eleitos; 1 senador eleito; 68 de candidatos não eleitos; e 18 inaptos.

Inaptos
A Comissão esclarece que o número de candidatos inaptos não entra no cômputo dos candidatos aptos a participar do pleito (862), uma vez que são candidatos que renunciaram ou tiveram as suas candidaturas indeferidas, mas que são obrigados, por força da Resolução TSE n.º 23.406/2014, a prestar contas do período de sua campanha.

Processo
Depois da análise das contas por parte do Controle Interno, o processo é enviado à Secretaria Judiciária, que o encaminha ao Ministério Público Eleitoral para emissão de parecer. Só depois ele retorna ao juiz relator, que pode julgá-lo monocraticamente ou levá-lo a julgamento pela Corte do TRE.

Com informações do TRE