Ceará

TRE lança campanha para empréstimo de urnas eletrônicas nesta terça

TRE lança campanha para empréstimo de urnas eletrônicas nesta terça
TRE lança campanha para empréstimo de urnas eletrônicas nesta terça

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará lança nesta terça-feira, dia 12 de março, às 14 horas, na Sala de Sessões do TRE, a ‘Campanha de Divulgação do Serviço de Empréstimo de Urnas Eletrônicas’ para atender as solicitações dos diversos segmentos da sociedade que necessitam da ajuda da Justiça Eleitoral na organização dos seus pleitos eleitorais.

Eleições por aí
Ao contrário do que muitos imaginam, o Tribunal Regional Eleitoral não realiza apenas as eleições oficiais de dois em dois anos. Desde 1997, quando foi lançado o serviço para realização de eleições não oficias, o TRE do Ceará já atendeu a 608 solicitações de entidades, como associações, conselhos de classe, conselhos tutelares, cooperativas, escolas, sindicatos, universidades, etc.

Não oficiais
Desde então, foram realizadas 1.698 eleições não oficiais, com a participação de 11.879.687 eleitores aptos a votar nas urnas eletrônicas cedidas pelo TRE nessas eleições.

Empréstimo
O procedimento para empréstimo das urnas eletrônicas é simples: a entidade faz a solicitação, através de ofício, no setor de Protocolo do TRE, se a eleição for na capital. E nos Cartórios Eleitorais, caso a eleição aconteça no interior do Estado. Uma das poucas restrições ocorre em ano eleitoral, quando o TRE só pode realizar esse tipo de eleição até 120 dias antes do pleito oficial. É que a partir desta data, as urnas eletrônicas são disponibilizadas e preparadas para as eleições oficiais.

Campanha
O lançamento da campanha de divulgação do serviço de empréstimo de urnas eletrônicas terá a presença do presidente do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra. A programação do evento prevê a apresentação das peças de campanha e depoimentos de representantes de entidades sobre o serviço de empréstimo de urnas, como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação de Cegos do Estado do Ceará. No encerramento, será oferecido aos participantes um coffee break.

Com informações do TRE/CE


Curtir: