Eleições 2012

TRE realiza geração de mídia e carga das urnas eletrônicas para as Eleições 2012

TRE realiza geração de mídia e carga das urnas eletrônicas para as Eleições 2012

Termina nesta semana a geração das mídias (cartões de memória e memórias de resultado) que serão utilizadas nas próximas eleições. Antes da geração, foram realizados vários procedimentos preparatórios que incluíram a consolidação das informações necessárias para a eleição, tais como seções, agregações e mesas receptoras de justificativas, a oficialização do sistema de Preparação, o fechamento do CAND (Sistema de Registro de Candidaturas) e a emissão de relatórios para conferência dos dados dos candidatos que constarão nas urnas eletrônicas.

Dados
Após esses passos, começou na segunda-feira, dia 17/09 a inserção dos dados nas mídias, que se estenderá até sexta-feira feira, dia 21 de setembro. Servidores do TRE receberam da Secretaria de Tecnologia da Informação 904 cartões de memória de carga, 23.304 cartões de memória de votação e 23.094 memórias de resultado.

Cartões
Os cartões de memória de carga recebem os programas da urna e os dados de candidatos e eleitores de até 100 seções eleitorais de um determinado município. Já nos cartões de memória de votação, são gravadas as fotos dos candidatos do município correspondente. As memórias de resultado substituirão os disquetes como mídia para gravação de resultados da seção, por serem mais confiáveis, rápidas e possuírem maior capacidade.

Carga
Depois da geração de mídias, começará na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, a carga das urnas eletrônicas. O procedimento consiste na destinação de uma urna para cada uma das 19.508 seções do estado. A partir dos cartões de memória de carga, são transferidos para as urnas eletrônicas os programas da urna, homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e os dados de candidatos e eleitores (nome e número do título e informações biométricas, se existirem) da seção correspondente.

Segundo passo
Num segundo passo da preparação, cada urna eletrônica recebe um cartão de memória de votação que contém as fotos dos candidatos do município, e as memórias de resultado, que, ao final da eleição, recebem o resultado das seções para transmissão para o TRE. No final do procedimento de carga, as urnas são lacradas e assim permanecem até o dia da eleição. Todo o procedimento é público e pode ser acompanhado por qualquer cidadão, inclusive os representantes dos partidos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos do Art. 26 § 3º da Resolução TSE nº 23.372/2011 e da Resolução TRE-CE nº 485/2012. A carga das urnas vai acontecer até o dia 5 de outubro em todo o Estado.

Em números
No Ceará, serão preparadas 22.103 urnas eletrônicas, sendo 19.508 para as seções eleitorais, 15 para as Mesas Receptoras de Justificativas Eleitorais (12 em Fortaleza, 1 em Jericoacoara, 1 no Porto das Dunas e 1 em Pecém) e 2.580 para contingências. O contingente de pessoal envolvido no pleito deste ano está em torno de 90.000 pessoas, sendo 78.092 mesários, 6.994 delegados de prédio, 3.500 contratados e 1.000 servidores entre efetivos e requisitados.

Com informações do TRE


Curtir: