Eleições 2016

TRE reunirá juízes e servidores de 71 zonas do interior e da capital

Desembargador Abelardo Benevides é o presidente do TRE
Desembargador Abelardo Benevides é o presidente do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realiza, nesta sexta-feira, 15 de julho, em Fortaleza, a última reunião multidisciplinar com juízes e chefes de cartório de 71 zonas eleitorais do interior e da capital para tratar da organização das eleições 2016.

O evento será aberto pelo presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, às 8h30, ao lado da vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), e se estenderá por todo o dia, com encerramento previsto para 18 horas.

Antes
O TRE-CE já realizou duas reuniões multidisciplinares, nos dias 1º e 8 de julho, em Sobral e Juazeiro do Norte com juízes e servidores de 52 zonas eleitorais das regiões norte e sul do estado, respectivamente.

Nessas reuniões, os gestores do TRE-CE esclarecem os aspectos mais relevantes do registro de candidatura, propaganda e poder de polícia, representações, ação de investigação eleitoral e crimes eleitorais, além do treinamento dos mesários, atos preparatórios da votação, apuração, diplomação e o planejamento da biometria para o ciclo 2017-2018 (pós eleição).

Mudanças
Com a minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional, em 2015, houve mudanças substanciais nos prazos do registro de candidaturas e de propaganda na campanha das eleições municipais deste ano. As convenções partidárias para definição dos candidatos, que antes eram realizadas até 30 de junho, foram estendidas para o dia 5 de agosto, em 2016. Em consequência, a data final para o registro de candidaturas também foi alterada de 5 de julho para 15 de agosto.

Impacto
Essas mudanças trouxeram impacto direto nos trabalhos de organização do pleito. Os magistrados, por exemplo, perderam 40 dias para o julgamento dos processos de registro dos candidatos. Por isso, o TRE do Ceará vem realizando reuniões multidisciplinares com juízes, chefes de cartório e servidores das 123 zonas eleitorais do estado, com o intuito de traçar estratégias e dar celeridade aos trabalhos.

Endereço
O auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), local do evento, fica na rua Ramires Maranhão do Vale, nº 70, Água Fria.

Com informações do TRE


Curtir: