Eleições 2012

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para as Eleições 2012

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para as Eleições 2012

Começa na segunda-feira, dia 24 de setembro, a preparação das urnas eletrônicas que funcionarão nas próximas eleições. O procedimento, chamado de “carga de urna”, consiste na checagem do funcionamento de todos os dispositivos das urnas e transferência, a partir dos cartões de memória de carga, dos programas da urna, homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral, além dos dados de candidatos e eleitores (nome e número do título e informações biométricas, se existirem) da seção correspondente.

Passo
Num segundo passo da preparação, cada urna eletrônica recebe um cartão de memória de votação que contém as fotos dos candidatos do município, e as memórias de resultado, que, ao final da eleição, recebem o resultado das seções para transmissão para o TRE. No final do procedimento de carga, as urnas são lacradas e assim permanecem até o dia da eleição.

Quantidade
Para o eleitorado do Ceará, 6.192.371 cidadãos, serão preparadas 19.508 urnas para cada seção eleitoral, 15 urnas exclusivas para justificativas e até 2.577 urnas para contingência. Na mesma ocasião, serão lacradas algumas urnas de lona, para o caso de, por uma impossibilidade técnica de votação eletrônica, seja necessária a votação manual, através de cédulas. Nas eleições de 2010 todas as urnas eletrônicas funcionaram perfeitamente e não foi necessário o uso de urnas de lona.

Local
A cerimônia de carga de urnas vai acontecer, para Fortaleza e Caucaia, no Centro de Armazenamento das Urnas Eletrônicas – CAMU, na Rua Salgado Filho, nº 300, bairro Antônio Bezerra, no período de 24/09 a 03/10. Já nos demais municípios do interior do Estado, o evento acontecerá na sede de cada zona eleitoral, no período de 24/09 a 06/10.

Acompanhamento
Todo o procedimento é público e pode ser acompanhado por qualquer cidadão, inclusive os representantes dos partidos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos do Art. 26 § 3º da Resolução TSE nº 23.372/2011 e da Resolução TRE-CE nº 485/2012.

Com informações do TSE


Curtir: