Articulação Partidos

Vagas de tucanos na Assembleia ficam com PSD

Com a licença, a vaga do tucano João Jaime será preenchida pelo deputado do PSD, Neném Coelho.

A presidência da Assembleia Legislativa decidiu que as vagas ocupadas pelos deputados do PSDB,  que se licenciarem, serão preenchidas por parlamentares eleitos pela sigla e que agora estão no PSD. É o caso de  Neném Coelho e Cirilo Pimenta que assumem os mandatos nesta quarta-feira (07), com as licenças de João Jaime (PSDB) e Rogério Aguiar (ex-PSDB e hoje no PSD).

A decisão da Assembleia segue o entendimento de que a vaga é da coligação. O detalhe é que o PSD nem existia na época da eleição.

Consulta
Ainda na primeira quinzena de novembro, o PSDB do Ceará enviou ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Roberto Cláudio (PSB), solicitando informações sobre a convocação de suplentes na Casa. Na ocasião, os tucanos queriam saber quem assumiria a vaga do deputado estadual João Jaime (PSDB), que planejava pedir afastamento por 120 dias para tratar de assuntos particulares.

No ofício, assinado pelo presidente estadual da sigla, Marcos Cals, o PSDB indaga se com o eventual afastamento de João Jaime quem assume é Neném Coelho (PSD) ou quarto suplente da sigla, Thiago Campelo Nogueira.

Ex-tucanos
Cirilo Pimenta e Nenem Coelho, respectivamente segundo e terceiro suplentes eleitos pelo PSDB, migraram recentemente para o PSD, sigla criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e que no Ceará é indiretamente controlada pelo governador Cid Gomes, presidente o PSB estadual.

Leia mais:
Dirigente do PSD no Ceará admite que criação da sigla foi orientada por Cid Gomes
 
PSD acolhe aliados do governo e já nasce com bancada na Assembleia do Ceará