Câmara Municipal

Vereador defende criação de crematório público em Fortaleza

Vereador defende criação de crematório público em Fortaleza. Foto: CMFor
Vereador defende criação de crematório público em Fortaleza. Foto: CMFor

O vereador José do Carmo (PSL) apresentou na Câmara Municipal o projeto de indicação n° 59/2009, que cria o Crematório Municipal de Fortaleza. Segundo o parlamentar, a matéria tem como principal objetivo contribuir com a preservação do meio ambiente, saúde pública, atendimento humanitário e qualidade de vida.

Cemitérios
José do Carmo justifica o projeto, abordando a situação de estrangulamento dos cemitérios públicos municipais, com vagas limitadas, precárias condições de higiene e os danos ambientais que só tendem a crescer. Segundo ele, já há notícia de que em alguns bairros se detectou resquícios de corpos humanos em lençóis freáticos, o que demanda medidas urgentes por parte do Poder Público Municipal.

Crematórios
O parlamentar também afirma que a legislação vigente apenas regulariza o funcionamento e as condições dos fornos crematórios. Para José do Carmo a importância de um crematório municipal é maior do que a população acredita.

“Queria ressaltar que o Cemitério do Bom Jardim daqui a 5 meses não tem mais espaço para enterrar nossos indigentes. Como as covas rasas ficam perto dos mananciais, elas contribuem para a proliferação dos micro-organismos, contaminando possivelmente o lençol freático. A população está em risco, principalmente, pelo aumento da população e da crescente violência urbana, que culmina em vitimas fatais. A cremação é o imperativo para a saúde pública e essa seria a mais sensata das soluções para esses cadáveres que ficam esquecidos nas geladeiras do Iml”, defendeu José do Carmo.

Tramitação
O vereador também informou que já encaminhou um ofício para o gabinete do Prefeito pedindo que ele se sensibilizasse com o problema e que adote medidas para implantar o crematório. A matéria já foi aprovada na Casa e está aguardando resposta do Executivo.

Com informações da CMFor


Curtir: