Fortaleza

Vereador pede inclusão de dentista em UTI’s

Vereador Dr. Porto pede inclusão de dentista em UTI’s. Foto: Genilson de Lima

O vereador Dr. Porto (PRTB) defende a importância da inclusão de um profissional de saúde bucal nas Unidades de Terapia Intensiva.

O parlamentar explicou que uma simples intervenção desse profissional na UTI pode evitar o óbito.

“Quando o paciente está na UTI, entubado, a boca costuma ficar seca e isso causa uma área propícia para bactérias. Em uma pesquisa realizada pelo Incor revelou que 40% das infecções cardíacas pode vir da cavidade bucal e 20% dos casos pode ocasionar óbito. Essa estatística é séria e não damos o devido valor”, lamentou em pronunciamento na terça-feira (02), na Câmara Municipal de Fortaleza.

Audiência
Para dar mais visibilidade a essa demanda e discutir a importância da iniciativa,a Câmara Municipal vai realizar no próximo dia 9 de maio, às 14h30, no auditório Ademar Arruda, uma audiência Pública. O parlamentar convidou todos os pares e a classe odontológica.

Arboviroses
Ainda em pronunciamento, Dr. Porto, que também é presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social da Câmara Municipal de Fortaleza, garantiu que a Prefeitura não está alheia aos problemas causados pelas arboviroses em Fortaleza. O vereador afirmou que o Executivo está fazendo o “possível e impossível” e que a Câmara Municipal, por meio da Comissão de Saúde, também está realizando algumas ações para “contribuir nessa luta”.

“A Comissão fez um requerimento pedindo a Câmara que disponha os meios de comunicação da Casa para que possa estar sempre colocando as mídias da Prefeitura em evidência (campanhas). Também vamos trazer a Vigilância Sanitária, para que possa nos posicionar e nos colocar diante das ações que estão sendo tomadas”, disse.

Com informações da CMFor


Curtir: