Fortaleza

Vereador propõe criação de pelotão exclusivo para garantir segurança nos terminais de ônibus

Diante dos elevados índices de violência nos terminais de ônibus de Fortaleza, vereador Márcio Cruz propõe a criação do Pelotão dos Terminais – PET. Foto: CMFor
Diante dos elevados índices de violência nos terminais de ônibus de Fortaleza, vereador Márcio Cruz propõe a criação do Pelotão dos Terminais – PET. Foto: CMFor

Com o aumento dos furtos, agressões e da depredação do patrimônio público ocorrido dentro dos terminais, o vereador Márcio Cruz (PR) protocolou na Câmara Municipal de Fortaleza um Projeto de Indicação que solicita do Poder Executivo a criação, dentro dos quadros funcionais da Guarda Municipal, do Pelotão dos Terminais – PET, com atuação específica na segurança dos terminais fechados do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza.

Planejamento
Segundo o projeto, caberá ao Pelotão elaborar o planejamento e execução da segurança dos bens, serviços e instalações de forma a garantir a segurança dos equipamentos e seus usuários. A Indicação do vereador diz, ainda, que cada um dos 7 terminais de Fortaleza deverão contar com a Base de Segurança Municipal: espécie de células operacionais dispondo de viaturas, motos, aparelhos de radiocomunicação e vídeomonitoramento, equipamentos de proteção individual – EPI, além de trajes e equipamentos antitumulto.

Segundo Márcio Cruz “o Projeto, com 21 páginas, teve o cuidado de analisar todos os pontos de conflito existentes nos terminais hoje, buscando soluções a partir da necessidade dos usuários e, principalmente, da experiência dos guardas que já atuam nestes terminais sem as condições necessárias”.

Pelotão capacitado
O efetivo do pelotão deverá passar por capacitação de 486h/a divididas em módulos com disciplinas como Ética, Direitos Humanos e Cidadania; Técnicas de Abordagem; Uso Diferenciado da Força, Gerenciamento de Crises, entre outros. Para o vereador, “estas são ferramentas indispensáveis na execução de uma segurança pública cidadã e preventiva”.

Despesas
As despesas com a criação da Lei ficarão por conta das dotações orçamentárias da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – ETUFOR.


Curtir:


One thought on “Vereador propõe criação de pelotão exclusivo para garantir segurança nos terminais de ônibus

Comments are closed.