Fortaleza

Vereador propõe programa municipal de “saúde dos pés” em Fortaleza

Vereador Alípio Rodrigues (PTN) é o autor do projeto. Foto: Genilson de Lima/CMFor

O fortalezense que apresenta problemas de saúde nos pés pode ganhar um novo aliado para combater as patologias. Isso porque o vereador Alípio Rodrigues (PTN) propõe, por meio de um projeto de lei, que seja instituído na Capital, o Programa Municipal de Saúde dos Pés.

Prevenção
De acordo com a redação do projeto, “o programa visa prevenir, diagnosticar e tratar os diversos tipos de patologias e lesões que os pacientes, em especial os diabéticos, podem apresentar nos pés”. Para isto, todos os cidadãos terão acesso aos serviços especializados de podologia em Unidades Básicas de Saúde ou outros estabelecimentos conveniados. Este atendimento deverá ocorrer em datas e horários pré-agendados.

Podologia
Ainda segundo o projeto, “o serviço de podologia especializado compreende o atendimento com profissionais qualificados, os quais prestarão atendimento clínico, de emergência e de orientação”. Além disso, “o serviço de orientação poderá ser oferecido através de consulta ou em forma de campanha educativa”.

Moderno?
Segundo o parlamentar, “o presente projeto vem ao encontro de uma das mais modernas políticas públicas de saúde que visa contribuir para a diminuição dos efeitos psicológicos e sociais em razão dos problemas que afetam a saúde dos pés, buscando também a diminuição das amputações de membros inferiores de pacientes diabéticos, proporcionando uma melhora na qualidade de vida”.

Tramitação
O projeto está, atualmente, na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania da Câmara de Fortaleza, aguardando a designação de um relator pela presidente da Comissão, vereadora Magaly Marques (PMDB).

Com informações da CMFor


Curtir: