Fortaleza

Vereador propõe uso de suporte para bicicletas em ônibus

A proposta é de autoria do vereador Elpídio Nogueira (PSB).

Já está na Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza, esperando designação de relator, o projeto de lei complementar n° 40/12, que dispõe sobre o uso de suporte para bicicletas nos ônibus itinerantes da frota de Transportes Coletivos.

Como?
Segundo o autor da proposta, vereador Elpídio Nogueira (PSB), a ideia deve seguir alguns critérios como: a obediência à normatização técnica a ser expedida pelo Orgão Gestor dos Transportes Coletivos local; que não atrapalhe a visibilidade do condutor nem comprometa a estabilidade do ônibus; não exceda a largura máxima do veículo e a utilização máxima de até três bicicletas e cada suporte previsto nesta lei.

Exemplo
Elpídio justifica que a proposta já é muito utilizada em cidades americanas e europeias e informa que o equipamento funciona de maneira parecida aos suportes de bicicletas para automóveis. “Quando o ônibus para, o motorista aciona um mecanismo que destrava o BikeBus para que os usuários guardem as bicicletas”, explicou o vereador.

Com informações da CMFor


Curtir: