Fortaleza

Vereador sugere reuso de água potável em Fortaleza

vereador alípio rodrigues foto de genilson de lima
Vereador Alípio Rodrigues (PTN) é o autor da matéria. Foto: Genilson de Lima/CMFor

O vereador Alípio Rodrigues (PTN) apresentou, na Câmara Municipal de Fortaleza, um Projeto de Indicação que dispõe sobre o reuso de água não potável no município.

Segundo justificativa do vereador, Fortaleza fica autorizada a “instalar planta de dessalinização da água do mar, capturando a água salgada e tornando-a potável para o uso humano”. A temática requer sugestões e soluções imediata, haja vista a problemática que o país está enfrentando.

Reúso
Ainda sobre o projeto, o parlamentar evidencia que, “o reúso de água proveniente das estações de tratamento de esgoto, será utilizada para lavagem das ruas, praças púbicas, passeios públicos, execuções de obras, irrigação de jardins, limpeza de canteiros e praças esportivas. A compatibilização das necessidades do Município decorrerá de acertos a serem estabelecidos entre o Poder Executivo Municipal, Governo Estadual e o Governo Federal”.

Água
De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil é dono do maior potencial hídrico do planeta, porém corre sérios riscos que, em 2015, 55% dos municípios brasileiros sofram déficit no abastecimento de água. De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste têm os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Além disso, o Nordeste concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.

Tramitação
O projeto seguiu para a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa e aguarda parecer do relator.

Com informações da CMFor


Curtir: