Fortaleza

Vereadores fazem visita técnica às Dunas do Cocó na sexta-feira

Vereadores fazem visita técnica às Dunas do Cocó na sexta-feira. Foto: Divulgação
Vereadores fazem visita técnica às Dunas do Cocó na sexta-feira. Foto: Divulgação

Entender cientificamente a importância do Parque Ecológico do Cocó para a cidade é um dos objetivos da visita técnica que será feita na manhã da próxima de sexta-feira (01/03), à Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das Dunas do Cocó.

CMFor
Conduzida pelo geólogo e professor da Universidade Federal do Ceará Jeovah Meireles, a visita é promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Muncipal de Fortaleza e tem como objetivo realizar um diagnóstico ambiental para caracterizar a diversidade ecológica e ambiental do local.

Em campo
De acordo com Jeovah Meireles, a partir da visitação será possível identificar as áreas degradadas do parque e orientar ações de recuperação. “A partir das observações da visita criaremos grupos temáticos de trabalho que irão montar um banco de dados para nortear a elaboração de um Plano de uso público e manejo do Parque do Cocó”, afirma o geólogo. Atualmente o Parque do Cocó não possui com um Plano de Manejo, que deveria ser feito pela Prefeitura de Fortaleza, nem uma regulamentação específica.

Arie
Desde 2009, a região passou a ser protegida através da Lei Municipal 9502/09 que criou a ARIE das Dunas do Cocó, proibindo edificações no perímetro. Para o vereador João Alfredo (PSOL), autor da lei e proponente da visita técnica, mais do que impedir a construção dos prédios, é necessária a regulamentação do Parque Ecológico do Cocó por parte do Governo Estadual e a elaboração do Plano de Manejo por parte do Município.

“É preciso garantir que a ARIE seja cumprida e que o parque seja devidamente regulamentado, o que não foi feito desde o seu decreto de criação, em 1989”, afirma o vereador.

Flagrante
Nos últimos dias, moradores e ambientalistas flagraram caminhões e tratores despejando entulhos dentro da área protegida do parque. De acordo com as denúncias que foram encaminhadas para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, diariamente pelo menos dois caminhões estariam depositando entulhos de construção e lixo no local e tratores estariam empurrando o material para dentro do terreno. Além disso, há denúncias de derrubadas de árvores para a construção de ruas e de que materiais inflamáveis estariam sendo enterrados no parque.

Serviço: Visita técnica à ARIE das Dunas do Cocó
Data: Sexta-feira, 01/03/2013
Hora: às 9h
Local: Saída do cruzamento das avenidas Pe. Antonio Tomás e Sebastião de Abreu (em frente à Padaria Portugália)


Curtir: