Polêmica

Via Expressa: Cid Gomes diz que fará repasse, mas responsabiliza prefeitura pela desapropriação

Via Expressa: Cid Gomes diz que fará repasse, mas responsabiliza prefeitura pela desapropriação.  Declaração foi feita durante visita de candidatas a Miss Brasil ao Palácio da Abolição. Foto: Kézya Diniz via Instagran

“Quem tem que fazer a desapropriação é o município porque o equipamento, a rua, o imóvel tem que ficar sob a propriedade do município”. Foi com essa declaração que o governador Cid Gomes (PSB) responsabilizou a prefeitura de Fortaleza pelo trabalho de desapropriação necessário para a construção dos túneis da Via Expressa. A obra faz parte do pacote de intervenções de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.

A declaração foi feita em entrevista no Palácio da Abolição, durante visita das candidatas a Miss Brasil à sede do governo estadual.

Disse-me-disse
A prefeitura de Fortaleza diz que a matriz de responsabilidade das obras da Copa do Mundo indica que o Governo do Estado é o responsável pelas desapropriações. Mas o governador foi enfático ao afirmar que não tem nenhuma obrigação nesse sentido e que apenas fará um repasse de recursos para a obra.

“Eu pessoalmente mandei repassar à Prefeitura de Fortaleza, salvo engano, 30 ou 35 milhões [de reais] para essa desapropriação. É um túnel na via do município, a propriedade desse túnel deve ser do município, portanto a desapropriação deve ser feita pelo município, institucionalmente”, insistiu.

Ajuda espontânea
Cid Gomes ainda completou afirmando que já concedeu ajuda financeira à Prefeitura de Fortaleza em diferentes obras e projetos, sempre de forma espontânea.

“Eu não tinha obrigação. Isso foi espontâneo de nossa parte, como eu ajudei no PV [estádio Presidente Vargas], como eu ajudei naquela área do Pirambu. Eu ajudei todas as vezes que a prefeitura me pediu. Todas as vezes que a prefeitura me pediu”, repetiu Cid Gomes.

Veja a entrevista aqui.

Téte à téte
A prefeita Luizianne Lins enviou um ofício solicitando audiência formal com Cid Gomes para que seja discutido o problema. O pedido ainda não foi respondido pelo governador.

Leia aqui: Obras de mobilidade urbana: Luizianne solicita reunião com Cid Gomes para resolver impasse


Curtir: