Ceará
Atualizado em: 19/05/2011 - 6:20 pm

Governador Cid Gomes durante entrevista à TV Jangadeiro. Foto: Kézya Diniz.

O governador Cid Gomes voltou a defender uma outra postura da bancada federal no que diz respeito a pressão política para a liberação de recursos que seriam utilizados na reconstrução das rodovias federais no Ceará. 

Durante entrevista, nesta quinta-feira (19) , Cid Gomes passou da simples sugestão, para a defesa de um boicote de deputados federais e senadores cearenses ao Ministério dos Transportes.

“Numa matéria que trate especificamente do Ministério dos Transportes, eu acho que a bancada poderia fazer um gesto e fazer um boicote a essa matéria. Foi uma sugestão que eu dei e, é claro, se dei, mantenho até que alguém me convença do contrário”, disse .

Modelo
Cid Gomes chegou a explicar como faria o boicote, caso estivesse entre deputados federais e senadores cearenses.

“Eu, se estivesse lá, faria isso. Na primeira oportunidade em que tivesse uma matéria do Ministério dos Transportes pra ser deliberada na câmara, eu conversaria com os demais integrantes da bancada, iria conversar com os líderes dos partidos para fazer um esforço de obstrução disso”, explicou.

Veja Também:
Cid lança “Rally dos buracos”, classifica ministério dos Transportes de “laia” e Dnit de “quadrilha”
Áudio: Cid diz que Ministro é ” inepto, incompetente e desonesto”

Câmara pede explicações de Cid Gomes sobre declarações contra ministro
Domingo tem o Rally dos Buracos na BR-222. Cid Gomes confirmou presença
Protesto com criatividade: Rally da BR-222

Sem prejuízos
O governador ressaltou que o boicote deve ser feito “sem que isso venha a ocasionar grandes prejuízos ao Governo”. Cid Gomes ainda fez questão de ressaltar que o pedido de pressão, não representa uma crítica à bancada federal.

“A bancada trabalha pelo Ceará. Alguém em perguntou assim: ‘você acha que o problema da situação das estradas federais aqui no Ceará é por conta da bancada?’ Não é por conta da bancada. Quem tem responsabilidade de manter, conservar e reconstruir estradas federais aqui no Ceará é o Dnit e o Ministério dos Transportes. A tarefa da bancada é no Legislativo, não é no Executivo. Foi isso que eu disse”, ressaltou.

Leia também:
Tasso diz que bancada “domesticada” deixa Ceará sem prestígio

Banco do Nordeste
Sobre a articulação para a escolha do novo presidente do Banco do Nordeste, Cid Gomes disse que conversou com o Ministro Chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, na última passagem por Brasília.

“Eu continuo dando sequência a uma responsabilidade que assumi no momento em que reuni a bancada de senadores e deputados federais do estado do Ceará”, disse para em seguida enfatizar que vem trabalhando como um “moderador” dessa articulação e que não tem “o menor interesse de indicar ninguém, pessoalmente”.

O governador revelou que os cearenses apresentaram uma lista de sugestões ao Ministro Antonio Palocci com nomes para assumir o posto na sucessão de Roberto Smith.

“Nós apresentamos o resultado desse trabalho, que foi o pensamento da bancada do estado do Ceará, ao Ministro chefe da Casa Civil e essas coisas tão começando a acontecer”, desconversou.

Leia mais:
Lideranças cearenses ainda tentam evitar a confirmação de Terra Lima para presidência do BNB
BNB: Dilma diz “Não!”

Cearense
Cid Gomes lembrou que a ideia é manter um cearense a frente da instituição.

“Acho que de todos os cargos federais que existem no Ceará, o principal deles é a presidência do Banco do Nordeste, então nós estamos lá (junto ao Planalto) ponderando pra que uma tradição, que é a de que o cargo seja ocupado por um cearense, seja preservada. Nós tamos ponderando que a gente tenha um cearense dirigindo o banco do nordeste”, justificou.

Guimarães
Ainda durante a entrevista, o governador fez questão de afastar a responsabilidade na indicação de nomes para a presidência do Banco. A responsabilidade seria, segundo Cid, do deputado federal José Nobre Guimarães (PT).

“Eu pessoalmente não indiquei. O Guimarães…, o Guimarães que, na reunião da bancada a decisão é de que caberia ao deputado Guimarães a indicação, a sugestão de nomes para a o Banco do Nordesta. E isso ele fez. Eu estou só como, vamos dizer assim, um responsável por esse esforço, defendendo que esse esforço atinja os seus objetivos”, tergiversou.

Acompanhe a entrevista do Governador Cid Gomes:

Siga-nos e curta-nos:
RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me